***: GUARDA MUNICIPAL - NECESSIDADE PÚBLICA E INTERESSE SOCIAL

29/10/2010

GUARDA MUNICIPAL - NECESSIDADE PÚBLICA E INTERESSE SOCIAL

Quando se fala de município brasileiro dentro do contexto de cumprimento de lei criminal, temos um enorme vácuo a ser preenchido em todo o Brasil. Embora não possível à época do surgimento da Magna Carta de 1988, hoje a realidade dos municípios frente a segurança pública é outra, e requer a colaboração das instituições dos poderes em todos os entes administrativos diretos da nação.

A necessidade pública dada pelo crescimento populacional e o interesse social pela segurança pública, junto da qualificação de funcionários públicos habilitados e equipados, em cumprimento de lei no palco social, determinou a orientação de um conceito novo nesta nação, que é a participação do município na área de segurança pública. Realizando este novo conceito em cooperação com as outras instituições, hão de ser satisfeitas necessidades públicas indisponíveis relatadas através dos direitos e garantias individuais constitucionais, que não se completa apenas pelo elo da segurança pública, mas dos setores base da saúde e educação, exemplificando o espírito dos povos através do exercício de suas cidadanias.

Desta forma, é disforme e contra o progresso da nação qualquer ação política que vise a conter surgimento e funcionamento das GMs de acordo com a realidade, se isto posto, é desrespeitar a paz pública e a ordem social aturdida pela violência cotidiana destes últimos tempos. Há de se ressaltar que as Guardas estão sob o império das leis já existentes, com competência definida em leis uniformes ao ordenamento jurídico brasileiro. Por surgir de forma distinta, sem derivar de outras instituições existentes, tende a realizar através de seus integrantes uma nova cultura no trato das questões criminais, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e da Administração da Justiça.


GCMV - GUSS

O GCM Guss é BACHAREL EM DIREITO e lotado no G.P.C.
"Grupo de Proteção Comunitária" da
Guarda Civil Municipal de Vitória 

Um comentário:

  1. Tenho a esperança que um dia poderei passar aos amigos GCM's algumas técnicas de Intervenções Táticas com Cães (K9), pois oquê vemos na maioria das vezes são cães de Campeonatos de Adestramento, o verdadeiro com de polícia tem um maior treinamento e valor...
    A utilização dos equipamentos condicionam os cães a EQUIPAMENTOS, treinamentos não podem serem feitos com petiscos e sim com um carinho verdadeiro do condutor, e assim poderemos ficar ate algumas horas, e eu não quero o ibope e sim a eficiência da aplicação imediata na qualidade do emprego do "CÃO DE POLÍCIA".
    Com calma se ajeita, perigoso na vida é o ciume masculino.
    Abraços a todos e FELIZ NATAL!
    FELIZ ANO NOVO!
    BOAS FESTAS.

    ResponderExcluir