***

12/12/2010

"VENCER A FORÇA PELA FORÇA"

"PRONTA RESPOSTA PARA O CRIME E O CRIMINOSO"

R.O.M.U.

A ROMU (Rondas Ostensivas Municipais)  é uma unidade de operações especiais, se vista dentro do conceito geral de operações especiais.
ROMU é o serviço executado por algumas GCM, que compreende patrulhamento ostensivo motorizado em apoio às unidades de policiamento setorial.
A ROMU atua na chamada “saturação” do policiamento em pontos críticos e seu foco é o patrulhamento nas ruas e avenidas, abordando carros e pessoas suspeitas, além de apoiar as outras viaturas em ocorrências de maior gravidade, como roubos.

As patrulhas (ou equipes) de ROMU são compostas por 4 ou 3 GCMs, sob comando de um graduado, que atuam sempre embarcadas em uma viatura tipo Blazer.
A rotina da ROMU é o patrulhamento motorizado, sendo que as incursões em favelas e outras áreas de risco são feitas em decorrência do patrulhamento e não como uma ação específica.

O treinamento da ROMU é também diferente . O foco do treinamento da ROMU é a abordagem e busca em veículos e pessoas, identificação veicular, legislação e outros assuntos de policiamento,é forte nas condutas de patrulhas a pé e combate urbano.
Não há um “curso de ROMU” obrigatório e o policial é selecionado a partir da sua conduta diária na unidade, experiência em policiamento e comportamento disciplinar.

A ROMU tem uma mística muito forte. Os símbolos da ROMU (a boina preta e o braçal de couro com as letras R-O-M-U douradas) são venerados. Na unidade, até se fala em “policial DA ROMU” (aquele que apenas serve na unidade) e o “policial DE ROMU” (aquele que realmente internaliza os valores e a mística da unidade). Assim como no BOPE e ROTA, os policiais da ROMU têm uma história de luta, combates, sangue e muita dedicação ao serviço.
Pronta e imediata resposta de reação tática em ocorrências de maior gravidade as viaturas de ROMU devem "cobrir" de forma rápida e eficiente as demais viaturas, trabalhando sempre apoiadas pela proximidade de outra equipe de ROMU, tem capacidade reativa pelo conceito de supremacia de força e de meios, respondendo rapidamente pela demanda de apoio e cobertura, as viaturas de ROMU não tem area setorial limitada, podem circular livremente por toda a extensão da cidade, inclusive nas areas rurais, o diferencial de equipes de ROMU ficam por conta de:
a) Seleção do policial, observando-se conceitos profissiográficos especificos;
b) Capacidade do policial quanto a resistência a fadiga fisica;
c) Capacidade do policial de atuar em cenários hostis e de alto risco pessoal;
d) Capacidade do policial de atuar sob forte estresse emocional;
e) Disciplina individual acima da média geral;
f) Demonstração de carga suficiente de estar dentro do campo de "Área Afetiva" com plenitude.
ASSIM SÃO AS EQUIPES DE ROMU



GCM Prezoto


INSP Elvis

Nenhum comentário:

Postar um comentário