***: BOM DIA BRASIL !!!, BOM DIA BRASIL???

30/11/2011

BOM DIA BRASIL !!!, BOM DIA BRASIL???

                    Rodrigo Pimentel, Chico Pinheiro e Renata Vasconcelos da Rede Globo RJ


Guardas Municipais sem armas! O  mundo cor de rosa e maravilhoso de Rodrigo Pimentel, Chico Pinheiro e Renata Vasconcelos, todos da Rede Globo de Televisão !

Segundo o Jornalista Chico Pinheiro as Guardas Municipais surgiram depois de Constituição de 1.988, ainda na mesma matéria veiculada na manhã de hoje, Guardas Municipais somente servem para prevenir “pequenos delitos” e não estão investidos de “Poder de Polícia”, na ótica de Rodrigo Pimentel.  

E tão pouco estão “preparados” conforme pensa a Jornalista Renata Vasconcelos, vamos a verdade material dos comentários simplistas, eivados de completo desconhecimento e acima de tudo, cheio de pré conceitos contra as Guardas Municipais.
As Guardas Municipais foram criadas no Brasil nos idos de 1.831, ou seja: Muito antes da Constituição de 1.988 e quem as criou (Regente Feijó), em sua fala ao Senado do Império, anos mais tarde, disse que de todos os seus trabalhos em prol do Brasil, certamente o que mais lhe orgulhava era ter criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, é o Corpo de Municipais Permanentes a bisavó das atuais Policias Militares de todo o Brasil, origem, inclusive da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro de onde é oriundo o comentárista em tela, caso ele estivesse isento e imparcial deveria na qualidade de “especialista e comentarista” de Segurança Pública, fazer a devida e necessária correção, mas não o fez, ou por desconhecimento ou por econômica conveniência, o bolso as vezes pode falar mais alto que a consciência.
A falácia do “Poder de Polícia”, quem tem “Poder de Polícia” Sr. Rodrigo Pimentel, é o ESTADO (União, Entes Federados e Municípios), que os outorga aos seus Agentes Públicos, que dá materialidade e ação operacional a esse poder, todos os Agentes Públicos que exerçam qualquer forma de controle social e que detenham o poder de fazer cessar qualquer ação individual nefasta contra a coletividade detém a outorga pública do “PODER DE POLÍCIA”, isso é ensinado nos primeiros dias dos bons Cursos de Direito ou de Formação Policial Básica.
O Agente de Trânsito, o Agente Fiscal de Obras, o Agente Vistor Sanitário, o Agente Fiscal de Posturas, o Policial Militar, o Policial Civil, o Policial Federal, o Policial do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, o Policial Rodoviário, o Bombeiro Militar, o Agente da Defesa Civil, o Agente de Alfândega o Auditor da Receita Federal e os GUARDAS MUNCIPAIS, carregam dentro de suas funções a outorga (Delegação) do PODER DE POLÍCIA, uns sobre pessoas, outros sobre bens e direitos, mas todos o possuem por delegação e podem exercê-lo dentro dos limites da legalidade, dos princípios da auto executoriedade, da coercitividade e da discricionariedade, imagine alguém praticando atos deletérios contra os Bens, Serviços e Instalações do Município ou flagrado na prática de um ilícito penal, se não for abordado e devidamente revistado e conduzido a presença da Autoridade Policial (DELEGADO DE POLÍCIA), estará o Guarda Municipal sujeito as penas previstas para o crime de PREVARICAÇÃO, (Inteligência do Artigo 319 do nosso Código Penal), o Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Dr. Marco Aurélio Melo, (Da mais alta Corte de Justiça do Brasil, negou provimento de pedido de Habeas Corpus para dois Guardas Municipais, sob a legitima alegação de que “Quem deve zelar pela Segurança Pública e tem o DEVER de PROTEGER A SOCIEDADE, e não o faz,  não pode ser beneficiado com a liberdade, ainda que provisória no curso do processo penal”
Na ótica do expert em Segurança Pública, os Guardas Municipais não servem para enfrentar bandido, servem para prevenir os pequenos delitos, e quem pratica pequenos delitos deixa de ser bandido??? ou “bandido” é só traficante, o ladrão de banco, o seqüestrador, o ladrão de cargas, o homicida, não há “hierarquia” para se classificar bandidos, todos são agressores da sociedade e todos desde os pequenos delitos e atos anti sociais até os que cometem crimes mais graves devem ter o mesmo tratamento do “ESTADO”, (Princípio da INDIVISIBILIDADE PENAL), materializado pelos seus agentes, sejam Federais, Estaduais ou Municipais, e para o enfrentamento de marginais, é arma na cintura, colete balístico no corpo, rádio pronto, tecnologia de informação disponível e viaturas nas ruas, a Lei 10.826 de 2003 nos garante a aquisição, registro, posse e utilização de  armas de fogo, assim o ESTADO por meio dos seus legisladores, determinou e assim o é, pena que em virtude de pressão politica externa resolveram limitar a aquisição e registro de armas para as Guardas Municipais, sem qualquer nexo causal quanto a quantia populacional, algo que a Justiça Pública tem resolvido de forma expressa (rápida) e observando o principio constitucional da igualdade de tratamento, pois não existe hierarquia vinculante que diminua a importância dos municipios em relação aos estados federados e a união federal, como muitos pensam e vocês fazem presumir pelos comentários preconceituosos e cara de paisagem para as câmeras.
Sabe meu caro Rodrigo Pimentel, porque algumas Prefeituras tem de recorrer a Justiça Pública??? Porque os Juízes, Desembargadores e Ministros de Justiça tem melhor bom senso, são em sua absoluta maioria profissionais isentos de ranços, de pré conceitos, de visão estreita, de interesses políticos, estão fora do circulo das vaidades que cercam os mortais comuns, quanto à sociedade querer ou não “mais uma Polícia”, pergunte a sociedade, temos mais de 1,5 milhão de assinaturas na Câmara dos Deputados a nosso favor (PEC 534/A), Emenda Constitucional que foi aprovada em TODAS AS COMISSÕES, isso demonstra que sua opinião a respeito deste assunto também está equivocada, não se trada de “mais uma polícia”, se trata das GUARDAS MUNICIPAIS com poder de polícia sobre pessoas, porque sobre bens e serviços nos já o temos e o exercemos diariamente, quem duvidar que experimente atentar contra as normas administrativas que regem a vida das cidades e dos seus habitantes.
Arma não letal substitui a arma de fogo, pura balela, conversa para boi dormir, eu o desafio a provar que as Policias Municipais de Londres, Paris ou de Madri, usam somente a TASER, elas estão equipadas com modernas PISTOLAS calibre 9 m/m Parabellum, .40 S&W, o Brasileiro no metrô de Londres, que não entendeu a ordem de abordagem e recebeu vários disparos certeiros na cabeça que o diga, quem atirou e matou foram Agentes da Força Policial Metropolitana de Londres, se sua teoria fosse ao menos verdade, ele teria recebido uns “choquinhos” de taser,  teria tomado o bonde de volta ao Brasil.
Aqui somos equipados com revolveres, e mesmo assim no inane calibre .38 Spl que não tem poder de parada suficiente, e ainda assim é motivo de incomodo, de afirmações falsas, criticas destrutivas e outras mentiras em forma de noticias, por vocês a cada dia um Guarda Municipal seria imolado no altar da vaidade dos Srs. e Sras, "formadores de opnião pública", nos deixem em paz!!!
Os Guardas Municipais tem de ter rádio para falar com suas centrais de rádios e com seus semelhantes nas Guardas Municipais, para falar com a PM quem tem de ter rádio é o PM, se quer “X9” que os contrate, ou os recrute, não sugira isso a um Agente Público.

Hoje em especial o comentário de vocês três no “Bom dia Brasil”, em nada contribuiu para melhorar a nossa sociedade, justos vocês de uma cidade tão acostumada com a violência criminal, onde cinegrafista, jornalista, artista e helicóptero da PM, são abatidos a tiros de armas de guerra, deveriam prestigiar os Agentes Públicos das Guardas Municipais, não diminuí-los de forma tão fria e ignorante, o inimigo agora é outro Capitão Pimentel.
Deixo o desafio a vocês da Rede Globo de Televisão para que deixem um espaço em aberto para rebatermos as inverdades já por muitas vezes ditas por vocês em nosso desfavor, vocês não são os donos da verdade e jamais serão, nunca serão!!!
*Estes textos são dedicados a memória de todos os Guardas Municipais do Brasil, que foram covardemente assassinados em virtude de exercerem funções de natureza policial, em prol da Segurança Pública e em consequencia em prol da sociedade das cidades onde estamos presentes de forma necessária e constante.





    Elvis de Jesus
    Inspetor Regional de GCM
    São José dos Campos SP

24 comentários:

  1. Respostas
    1. Ressalto os bons serviços prestados por todas GCMs no Brasil, não podemos dar muito ouvido aos infelizes comentários de boa parte dos repórteres globais, e esse Rodrigo Pimentel é uma farsa, jamais foi o que o filme tropa de elite mostrou, pois ele mesmo anda atacando as ações policiais como truculentas, agora se ele foi mesmo o responsável pelo papel do cap. Nascimento que chegava com sua tropa apertando o dedo no gatilho como mostra o filme!! ele é bastante contraditório!!! já o Chico Pinheiro esse nem se fale, creio que andou levando uns corretivos da polícia no passado e assim hoje critica e ataca sem mesmo esperar as devidas investigações por parte das respectivas corregedorias quanto aos possíveis excessos. Finalizo dizendo, que tais infelizes comentários só faz fortalecer o inimigo, coloca a população contra aqueles que a defendem mesmo com o custo de baixos salários ou mesmo a própria vida!!

      Excluir
    2. Ressalto os bons serviços prestados por todas GCMs no Brasil, não podemos dar muito ouvido aos infelizes comentários de boa parte dos repórteres globais, e esse Rodrigo Pimentel é uma farsa, jamais foi o que o filme tropa de elite mostrou, pois ele mesmo anda atacando as ações policiais como truculentas, agora se ele foi mesmo o responsável pelo papel do cap. Nascimento que chegava com sua tropa apertando o dedo no gatilho como mostra o filme!! ele é bastante contraditório!!! já o Chico Pinheiro esse nem se fale, creio que andou levando uns corretivos da polícia no passado e assim hoje critica e ataca sem mesmo esperar as devidas investigações por parte das respectivas corregedorias quanto aos possíveis excessos. Finalizo dizendo, que tais infelizes comentários só faz fortalecer o inimigo, coloca a população contra aqueles que a defendem mesmo com o custo de baixos salários ou mesmo a própria vida!!

      Excluir
  2. nobre elvis, visto suas palavras que estão enternecidas de descontentamento com a nossa classe, nada mais tenho a externar , a não ser que esta é uma manobra politica das forças que estão vendo o crescimento e os investimentos serem dirigidos a nossa briosa guarda municipal.

    a batalha continua ,pois a guerra é nossa..

    ResponderExcluir
  3. não assisti, mas sei que a visão de quem não esta dentro do assunto é totalmente divergente da verdade, nos "sangue azul", somos muito marginalizados por estes formadores de opinião que ao invez de pesquisar e buscar informações com pessoas certas ficam "cagando" ao vivo.
    gostaria de externar minha indignação pelo ato e reforçar o seu e nosso direito de resposta, apoiado incondicionalmente!

    anderson costa
    GM Vicência - PE

    ResponderExcluir
  4. Irmaos da farda azul, nao tive o privilegio... Ou a infelicidade de ver esta reportagem, mas temos que agradecer ao gcm inspetor Elvis que esta sempre atento e na batalha para defender essa tao honrosa classe que somos. A BATALHA CONTINUA.......

    ResponderExcluir
  5. ELIZABETH MARIA DA SILVA GCM DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP1 de dezembro de 2011 03:20

    Vou me encarregar que sua manifestação chegue a emissora em questão, a fim de que efetivamente seja aberto o espaço e o respeito ao direito a réplica.

    ResponderExcluir
  6. Esse cara é um fanfarrão...usa o nome do BOPE, para ganhar fama e dizer que entende de segurança pública...infeliz comentário em 29/11/2011 à respeito das GUARDAS MUNICIPAIS, procure estudar as diferentes realidades do País Sr. Rodrigo Pimentel, o Sr. é um fanfarrão...

    ResponderExcluir
  7. Lamentável, triste e mentiroso o episódio da fala corporativista do Rodrigo Pimentel contra as Guardas Municipais (Buscando puxar o saco e tentando enaltecer discretamente o nome da SUA corporação militar, a mais corrupta do país; a Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, e que o diga os filmes "Tropa de Elite 1 e 2").
    Mais uma coisa, a Guarda Municipal foi a primeira Força de Segurança Pública, e foi criada ainda no Brasil Império !
    As PMs querendo ou não, as Guardas Municipais JÁ SÂO as precursoras da nova polícia do futuro, arrojadas, dinâmicas, competentes e diplomáticas.
    Rodrigo Pimentel se você de fato tiver ética e moral, depois dessa sua insanidade, PEÇA PARA SAIR, PEÇA PARA SAIR URGENTE da frente das câmeras, pois ai não é lugar de ninguém e muito menos de um FANFARÃO estar ludibriando a boa fé das pessoas leigas, falando e contando mentiras para elas !!!...

    Por: Lincoln Souza;
    Gestor Nacional de Segurança Pública;
    Especialista em Políticas e Estratégias da Segurança Pública e Empresarial.

    ResponderExcluir
  8. parabéns amigo inspetor Elvis faltou o sr dizer a esses ignorantes que em recente pesquisa PESQUISA IBOPE MOSTRA A FORÇA DA GUARDA MUNICIPAL NO BRASIL.
    A Guarda Municipal mostra superioridade em reconhecimento da população, 42% dos entrevistados acham a atuação da GM ótima. A Guarda Municipal só perde para as Forças Armadas e a Polícia Federal que são forças de segurança com muito pouco contado com a população, mais com grande credibilidade.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns irmão Elvis, esse merda aí é capitão daonde mesmo do BOPE? Ele parece um idiota q fica com a xupeta o dia todo só criticando quem faz, quem arrisca a vida entrando em bocas sem armas pq nem as policias se arriscam... Vão estudar ignorantes, especialistas de merda, formados em EAD cursados pelos filhos de DEZ ANOS

    ResponderExcluir
  10. Parabéns irmão Elvis,sem muitas delongas e comentarios, este é nosso Brasil cor de rosa, Parabéns e faço de suas palavras as minhas, abraço seu amigo Mauricio Maciel, Cmt Gm Varginha

    ResponderExcluir
  11. JUCEMIR ARAUJO DOS SANTOS1 de dezembro de 2011 15:21

    Muito pertinente Inspetor Elvis, é preciso que este povo da mídia escrachada retorne a sala de aula,para pelo menos pesquisar, antes de falar besteira por ai. Esta é a toda poderosa, onde o povo enaltece o poder da desinformação. Tenho certeza que a população brasileira, não cairá neste engodo jornalístico, que é tentar minimizar o importante trabalho das Guardas Municipais, não é a toa que as Guardas Municipais é 3ª. Instituição de maior credibilidade do País e isso incomoda meus amigos da família azul marinho. só tem uma resposta para isso que o nosso trabalho, com o compromisso com a sociedade e não com as vaidades.

    ResponderExcluir
  12. Percio R. Oliveira2 de dezembro de 2011 04:43

    é isso ai 218714...Parabéns!

    Percio

    ResponderExcluir
  13. Antonio Palma
    Guarda Municipal

    Gostaria de ter o talento desse homem, mas não sou tão estudioso assim, parabéns irmão de sangue azul, você tem qualidades que não vemos com muita freqüencia, apesar de exercer cargo de chefia e comando é um homem humilde, de coração bom e sempre pronto para defender nossa causa é um guerreiro como disse o GM Cristiano.

    Desafiar a Globo não é para qualquer um não, você tem muita coragem Inspetor, é se for lá vai dar o maior ibope, eles não aguentam seu argumento, tudo que fala é baseado em pesquisa.

    ResponderExcluir
  14. Em que país e Estado residem os SRs.Chico Pinheiro, Sra. Renata e Sr. Especialista, Rodrigo Pimentel. Acho que se o "POLICIAL MUNICIPAL", portar apenas rádio transmissor, ao se deparar com um "pequeno delito", como diz o especialista, deverá atirar o rádio no bandido, mesmo que esteja portando fuzil ou metranca, ou agurdar pelo menos uma hora até a chegada da PM. A não ser que no estado em que estes moram, não há violência! Mais a mais o maior bem de um município, são seus cidadãos, portanto prá realizar o trabalho bem feito como vem fazendo, as Guardas têm de estar muito bem armadas, equipadas, bem formadas e, principalmente bem remuneradas e respeitadas!!! Comentarista lamentável!!!

    ResponderExcluir
  15. Parabens pelo seu esforço e capacidade de mostrar quem somos, quando surgimos e para que estamos dedicando a maior parte do tempo de nossas vidas, mais um ponto para os irmãos "sangue azul", mais uma vez parabens Inspetor Elvis, sua dedicação nos orgulha forte guerreiro...

    GM ALCANTARA
    SARANDI-PR

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber de que mundo eles pertencem,e dentro de suas supostas formações em Grau Superior,como podem avaliar uma conduta de dimensões nacionais,com tanta ignorância e desconhecimento de causa.Graças ao bom Deus temos excelentes Juízes e Magistrados que garantem à conduta real das Leis.Por outro lado reprovo o Comando da Guarda do Rio,em atuar com seus agentes desarmados.Como se pode oferecer Segurança à população desarmado.Por outro lado TODAS AS GUARDAS QUE FIRMARAM CONVENIO COM À POLICIA FEDERAL,através de seus legislativos estão preparando e equipando suas Guardas para atuarem ARMADAS.Como que uma Metrópole como o Rio de Janeiro,possui ainda uma Guarda DESARMADA...?.Os jogos estão chegando...como farão à defesa do cidadão....com flores,com tonfa ou gás de pimenta....

    ResponderExcluir
  17. Muito simples coloca um policial desarmado nas ruas para vermos se duram muito tempo.Nao se faz segurança desarmado mais armar os seguranças de shopping pode.

    ResponderExcluir
  18. Perdoai-los Pai, eles não sabem o que dizem. Sou um GCM da cidade de São paulo...sou totalmente despreparado para combater o crime... NA PERCEPÇÃO DE VOCES..digo isso para os meus tres amigos aí da TV Globo, especialmente para o especialista. No meu currículum sou fraco pois apenas fiz a segurança na rua da casa onde o PAPA JOÃO PAULO , esteve no BRASIL, por anos Fiz a segurança na casa do Comandante do II Exercito; GENERAL MILTON TAVARES DE SOUZA, falecido. Fui segurança do prefeito Paulo Maluf por um dia, Durante 1 ano e 2 meses usei um FUZIL 762, muitas vezes com 2 carregadores. Já atirei com FUZIL,PISTOLAS,METRALHADORAS BERETAS, em treinamento no EXERCITO BRASILEIRO., ao Sair do Exercito trabalhei em dois bancos particulares, na sequencia entrei na GCM, fiz cursos ótimos lá e tenho mais de 14 cursos pela SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA entre eles, direitos humanos, atuação policial com grupos vulneraveis, gerenciamento de crises, violencia crim. e prevenção, aspectos jurídicos da abordagem policial, identificação de armas de fogo, sistema de controle de incidentes, capacitação para transito, proteção cidadã, e mais alguns outros ligados a função policial qual exerço com orgulho. Tenho tambéns B.Os. onde detive elementos por furto, roubo, desacato. Já ajudei muitos munícipes com , socorros, e orientações...tenho arma particular desde 1996, e jamais me envolvi nos meus 20 anos de GCM em corrupção ou desviei do meu caminho legal que é servir a população de são paulo.Portanto aí se vê que experiência e educação não me falta. Acredito que muitos GCMs são experientes ou mais até que eu, muitos tem o nível superior completo, eu tenho incompleto.Porém em toda corporação vai existir o mal profissional, assim com os maus jornalistas, os maus engenheiros, os maus jogadores de futebol e assim por diante. Tenho tres filhos, mãe, irmão...Deixo-os em casa para buscar meu ganha pão dignamente.E Voces não podem vir a população e dizer o que dizem sem antes conhecer o real valor da GCM. A GCM E AS GCS, E GCMS DE OUTAS CIDADAS HÃO DE SER RESPEITADAS, NÃO SE PODE BRINCAR COM QUEM ESTÁ NAS RUAS, DANDO SUAS PRÓPIAS VIDAS PARA QUE VOCES POSSAM SENTAR NO SOFÁ E DIZER BOM DIA a FILHOS, MARIDOS , ESPOSAS, E TELESPCTADORES.

    ResponderExcluir
  19. O capitão Rodrigo Pimentel se diz especialista em segurança pública, vende a imagem de que foi um policial corajoso que enfrentava bandidos e que deixou a PM por não concordar com as coisas erradas que aconteciam. Mas tudo não passa de uma grande farsa. Para começar como poderão ver abaixo, ele entende muito é de segurança privada. Quanto ao destemido policial vocês vão descobrir que na verdade Pi
    mentel é uma vergonha para a tropa.

    Porta-voz do governador Sérgio Cabral na TV Globo, Rodrigo Pimentel adora posar de vestal e guardião da moralidade. Pimentel disse que o cabo Daciolo e seus colegas dos bombeiros e da Polícia Militar, inclusive o coronel Paúl, deveriam ficar presos em Bangu 1. Mas agora vocês vão saber quem é Rodrigo Pimentel. Um covarde, aproveitador e hipócrita.

    Saiu da PM depois que ao comandar uma operação entrou em pânico e urinou nas calças. O ex-comandante do BOPE, coronel Venâncio Moura teve que substituí-lo no meio da operação por um sargento que tomou a frente e salvou a guarnição. Todos no BOPE conhecem essa história lembrada como um exemplo de covardia e desonra para a unidade de elite.

    Isso ninguém sabe do comentarista da TV Globo. Mas se vocês pensam que Rodrigo Pimentel é somente um covarde vão agora conhecer outro lado dele.

    Transferido para o 29º batalhão, em Itaperuna, desmoralizado porque sua história correu a corporação, decidiu que era hora de deixar a Polícia Militar. Além do mais não se conformava em deixar de morar na Zona Sul, onde sempre viveu, desde que seu pai general foi morar na Urca.

    Correu atrás de uma reforma por invalidez alegando que ficou surdo trabalhando na PM. Prestem atenção no laudo abaixo. Perceberão que o laudo aponta o perfil áudio-métrico de normalidade. Mesmo assim, aos 29 anos, o capitão Pimentel foi reformado por invalidez definitiva para o trabalho, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.

    Mas o “corajoso” capitão Rodrigo Pimentel queria receber o salário integral de capitão sem trabalhar pelo resto da vida, repito, aos 29 anos. Para isso comprou um laudo de um médico particular e conseguiu ficar ganhando como se estivesse na ativa. Recebendo inclusive mais um adicional por invalidez.

    Decisão judicial

    Bem, os senhores já viram Rodrigo Pimentel na televisão, ele não parece nada surdo, aliás, ele já apareceu até entrando ao vivo, dentro de um helicóptero com motor ligado e respondeu imediatamente a pergunta do apresentador com todo aquele barulho. Rodrigo Pimentel quando lhe convém escuta muito bem.

    O hipócrita Rodrigo Pimentel, comentarista da TV Globo pode se dar ao luxo de criticar os seus colegas que lutam por melhores salários, já que além de receber o salário integral de capitão da PM (com adicional por invalidez), mais o dinheiro da TV Globo, é sócio em uma empresa de segurança privada e tem participação nos negócios de outra, conforme documentos. A R & R Pimentel Consultoria em Segurança Limitada, tem ele e sua mulher Rosele como sócios, além disso tem participação na empresa Sunset Vigilância e Segurança Limitada. Um detalhe muito importante para vocês entenderem por que o “bravo” comentarista da TV Globo elogia tanto Cabral. Em uma dessas empresas ele trabalha com o Major Filipe que vem a ser o chefe da segurança pessoal de Sérgio Cabral. Agora dá para entender porque prefere elogiar Cabral e ficar contra seus colegas.

    Para quem acreditava na mentira que ele sempre contou de que largou a PM por discordar de coisas erradas que aconteciam, e que foi um brilhante policial do BOPE está aí para vocês o verdadeiro Rodrigo Pimentel. Além de medroso e de ter saído da PM pela porta dos fundos, é aproveitador e hipócrita.

    Fonte: Blog do Garotinho

    ResponderExcluir