***: Medalha Cinquentenário das Forças de Paz da ONU !

02/01/2012

Medalha Cinquentenário das Forças de Paz da ONU !



                                                           Pequeno vídeo da solenidade
Deputado Major Olimpio, Inspetor Elvis e Inspetor Devair

A tarde do dia 18 de novembro de 2011, registrou a homenagem prestada aos Inspetores Regionais de GCM, Elvis de Jesus e Devair Pietraroia da Silva bem como ao Classe Distinta Clézio Gonzaga Maia, todos da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos, que foram homenageados pela ABFIP ONU com a concessão da Medalha do Cinquentenário da ONU, a honraria foi concedida em vista da conclusão do Curso de Observador Militar da ONU concluído por mim e o Curso de Comando de Operações de Paz da ONU, concluído pelo Inspetor Regional Devair e Classe Distinta Clézio, curso que foi conseguido com muito esforço e procura por ensino nesse segmento, que no Brasil é ministrado pela SENASP, mas que é BLOQUEADO PARA GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS, pois a Organização Não Governamental "VIVA RIO" e a SENASP, NÃO PERMITEM o ingresso de MUNICIPAIS no Curso de Policiamento Internacional e Força de Paz, segundo eles "não está no foco das Guardas Civis Municipais este tipo de treinamento”.

Dr. Walter Mello de Vargas - Presidente da ABFIP ONU

Mas como nem tudo são espinhos na vida dos Municipais e por conta de terem SANGUE AZUL, serem movidos por uma energia interior muito maior que as limitações impostas por mentes pequenas, vazias e conservadoras da SENASP fechadas em um mundinho artificial lá em Brasília, bem distante da vida que levamos no mundo real, "corremos atrás" e considerando que "quem tem padrinho, não morre pagão" e que “quem tem boca vai a Roma”, esse velho Inspetor de GCM foi atrás de fontes alternativas e recebeu do braço de treinamentos de Força de Paz da ONU, todo respeito e consideração possível, (Um grande amigo Coronel da reserva da PMESP, havia me alertado: “Elvis meu amigo, na ONU você não vai encontrar com uma categoria muito comum que vive entre nos, os IMBECIS”), pura verdade!!! Desde o primeiro contato até a efetivação da matricula, fomos tratados com todo respeito,  fomos inclusive dispensados da taxa administrativa de U$ 195,00 (Cento e noventa e cinco Dólares Americanos), para fazer o pretendido curso, pois o DPKO (Órgão operacional da ONU para questões de Segurança Pública e Forças de Paz), reconhece os Guardas Civis Municipais e Guardas Municipais como operadores de Segurança Pública que exercem funções de "GENDARMERIA".

Deputado Major Olimpio impõe a Medalha ao CD Clézio

Pois é meus caros Milicianos, podemos inclusive integrar Operações de Restauração e Manutenção da Paz,  exercendo as funções de "Polícia da ONU" (UNPOL e CIVIPOL) em locais conflagrados por guerras ou em desordem social motivada por desastres , basta entendimento entre o Escritório Central do DPKO, o Agente Policial e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

GCM Da Cunnha da GCM de Santo André - "Blog Amigos da Guarda Civil"



Bem....retornando a homenagem, ela ocorreu juntamente com a solenidade de passagem para a reserva da PMESP do Coronel PMESP Telhada, Comandante da ROTA, a cerimônia cercada de pompa e circunstância na sede daquela unidade de elite da Polícia Militar, foi assistida por mais de duas mil pessoas entre Civis e Militares, inclusive contou com a presença do General de Divisão Floriano Peixoto Neto, que cumprimentou cada um dos homenageados, ao cumprimentar este Inspetor de GCM fez menção ao tempo que comandou a 12ª Brigada Aeromóvel cuja sede é na vizinha cidade de Caçapava, o General também foi o "Force Commander" da Força de Paz no Haiti.
Inspetor Devair, CD Clézio e Inspetor Elvis


Presente a solenidade o Guarda Civil Municipal Da Cunha da Guarda Civil Municipal de Santo André, integrante da ROMU daquela GCM e editor do Blog "Amigos da Guarda Civil", cujo registro de visitas está em quase meio milhão de acessos, pessoa que tive a honra de compartilhar os bons momentos vividos naquela solenidade, e posteriormente aqui em São José dos Campos, por ocasião do Curso de Defesa Pessoal e Meios Não Letais promovido pelo CATI RIO, também providenciei para que esse exemplo de GCM também participasse de um Curso de qualificação da ONU e hoje ele está regularmente matriculado no Curso de Observador Militar da ONU, em breve estará ostentando seu Certificado e poderá integrar o pequeno grupo de Guardas Civis Municipais que possuem essa importante qualificação, é candidato natural a Medalha do Cinquentenário das Forças de Paz da ONU no Brasil, qualificações e méritos não lhe faltam, nós o adotamos como irmão caçula de nossa família Sangue Azul.
                             Diploma da Medalha do Cinquentenário das Foças de Paz da ONU


Homenageados no 1º BPCHOQUE em SP

7 comentários:

  1. Parabéns!Vocês merecem esse título, são orgulho para nossa categoria.

    ResponderExcluir
  2. Muito mais que uma medalha vsa é merecedor de todo respeito trabalha para todas as guardas municipais nos seu horario d e descanso e muitas das vezes de forma anonima. parabens ao inspetor elvis pela homenagem.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns irmão quando recebemos uma medalha tenho a certeza que o dever foi cumprido, somos os verdadeiros vencedores no espirito que nos traz a transparência de sermos o que somos abraço fraterno azul marinho


    CMT - NORBERTO CURVELLO CIDADE DE CRUZEIRO-SP

    ResponderExcluir
  4. Só tenho a parabenizar-lhes por mais um dos cursos de tamanha importância o qual o Sr.(Inspetor Elvis) realizou com êxito, e os grandes amigos C.D Clézio e Inspetor Devair, os quais tive a honra de conhecer e poder vivenciar um curso junto com esses Srs, e notar que realmente, não só vestem a farda azul marinho, a estimam, a elevam com muito orgulho, orgulho esse contagiante, que servem de espelho para nós que comecamos agora a envergar o manto azul marinho e brigar pelo nosso merecido espaço...Irmão...PARABÉNS VCS SÃO MERECEDORES DE TUDO O QUE A DE MELHOR NESSA TERRA...

    ASS: GCM DACUNHA

    ResponderExcluir
  5. I'm grateful to know that through our good friends, our conversations, you could follow the path he was pursuing the course.

    Our police system is different from you in Brazil, here are volunteers and police professionals who serve all Israely, Eilat City-South, Metula - North, but the spirit of the police should be the same anywhere in the world, it makes us equals and friends.

    When it comes to Zion Israely, Ely.

    Amin Nogat









    I'm grateful to know that through our good friends, our conversations, you could follow the path he was pursuing the course.

    Our police system is different from you in Brazil, here are volunteers and police professionals who serve all Israely, Eilat City-South, Metula - North, but the spirit of the police should be the same anywhere in the world, it makes us equals and friends.

    When it comes to Zion Israely, Ely.

    Amin Nogat

    ResponderExcluir
  6. Dear Nogat, thanks my sister !

    Course complet, Military Observers UN !!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns irmãos de sangue azul, nós da GCM de Campos dos Goytacazes, estamos orgulhosos em fazermos parte desta família.
    Ass: GCM Teixeira Neto

    ResponderExcluir