***: OPERAÇÕES DE CONTROLE URBANO - GCMSJC

28/08/2012

OPERAÇÕES DE CONTROLE URBANO - GCMSJC

Controle de Fogo
Lançadores de Projéteis e Granadas de 37/38 mm
Direito da Ordem Pública e Meios Menos Letais
Conduta de Patrulha Urbana
As 06h da manhã do dia 22 de agosto, declaramos aberto o "II Curso de CDC da GCMSJC", com a presença de trinta operacionais (Alunos) e seis Instrutores, iniciamos nossa jornada rumo a conclusão do 2º Curso de CDC, nos mesmos moldes do 1º Curso, realizado no mês de junho, com dois novos complementos curriculares que é o Atendimento Pré Hospitalar Tático e Condutas de Patrulha Urbana, a grade curricular foi enriquecida com estes aditivos a fim de proporcionar maior dinâmica e marcar a presença dos alunos, as atribuições e APH Tático foram destinadas aos operacionais que receberam as funções de "Tarefas Especiais" dentro da Força de Choque, e as atribuições de Grupo de Patrulha foram destinadas aos "Atiradores, Lançadores de AM600 e Granadeiros", pois em tese já estão prontos para responder a ataques armados contra a Força de Choque.
O Curso é estruturado no curriculo de ensino policial para operações de choque e controle urbano, atende a todos os requisistos técnicos, seja pelo emprego de Equipamentos de Proteção Individual (Capacete, Colete Balistico, Caneleiras e Escudo), ou pelo amplo emprego de meios de defesa tais como: (Espingardas de repetição no calibre 12, Lançadores de 27/38 mm AM600 True Flit, Carabina 38 Especial de repetição, Pistola 380 ACP, Bastão Choque de 90 cm, Tonfa em polimero modelo PR-24 ou o Bastão Retrátil de 10 polegadas) e ainda os meios de contenção e dispersão de turbas tais como: Granadas Lacrimogêneas, Granadas de Pimenta, Granadas de Efeito Moral, Granadas de Luz e Som, Granadas Fumigenas, Bombas Encartuchadas, Munições de elastômero, multiplas esferas de borracha, pallets anti motim, precision em EVA, ou festim e bastões marcadores e sinalizadores com a produção de intensa nuvem de fumaça, meios colocados a disposição de todos os alunos da GCMSJC, entendemos que a melhor forma de aprender as questões operacionais é a prática reiterada de exercicios com meios reais.
O Curso contou com palestras expositivas, amostra de vídeos de operações da GCM, recortes digitais de jornais e revistas cujas matérias se relacionam aos distúrbios civis, manifestações, tumultos, aglomerações e outras ocorrências extra rotina do dia a dia das cidades, os Instrutores todos pertencentes aos quadros da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos, expuseram questões de Direito da Ordem Pública, Policia Administrativa, Poder de Polícia, Legitima Defesa, Estrito Cumprimento do Dever Legal, Dano Qualificado, Direito de ir e vir em tempo de paz, Estado de Defesa, Estado de Sítio, Suspensão de Garantias Constitucionais, Desastres Naturais, Operações de Paz, Guerra Regular, Guerrilha, Subversão e Sabotagem, esses assuntos foram tratados dentro do contexto técnico sobre a psicologia das manifestações e tumultos.
A fase de doutrinamento contou com detalhamentos quanto ao emprego de Forças de Choque, equipamentos menos letais, uso progressivo da força, negociação, intermediação e planejamento de operações de controle ou saturação de area conflagrada.
O Curso teve sua parte prática em local amplo, cercado de montanhas, com toda a segurança necessária a realização das manobras e utilização dos meios menos letais.
Valorizar o profissional de Guarda Civil Municipal/Guarda Municipal é dar-lhe opotunidade de sentir-se útil e operacionalmente vivo, é oferecer dias de vivência e novas experiências práticas de situações que ocorrerão ou que já ocorreram em suas vidas, é permitir ao operacional utilizar meios materiais que estavam sendo vistos a certa distância, é dar ao GCM/GM conhecimento de novas técnicas e sistemas de defesa, valorização não é e não pode ser entendida como "despesa", pois é um "INVESTIMENTO".
O conhecimento que não pode ser passado adiante de nada vale a não ser como motivo de orgulho pessoal, de vaidade profana e de peso, tal como uma ancora atirada ao mar que não permite o navio do saber deslocar-se para lado algum, nossa alegria esta em compartilhar aquilo que sabemos e aprender com os mais antigos aquilo que pensamos saber.
Forte abraço a todos e todas.
Elvis de Jesus
Inspetor Regional de GCM
SJCampos SP

3 comentários:

  1. Mais um curso recheado de conhecimentos novos, é a busca da especialização levada em frente pelos valorosos homens e mulheres da guarda municipal de São José dos Campos. Da minha parte só posso dar os parabéns e dizer que estamos com vocês e vamos apoia-los sempre, vocês são exemplos de funcionários públicos, nunca pedem nada para vocês mesmos, mas sempre para a melhoria do serviço, saibam que cada centavo que é investido em vocês tem ótimo retorno, cada centavo empregado nessa guarda municipal rende dividendos que retorna em forma de afeição e profissionalismo que demonstram no dia a dia, vocês fazem parte da melhor guarda municipal que já existiu em toda nossa história e eu em especial tenho grande satisfação de fazer parte dessa história, parabéns pelo curso e pela motivação que dão aos nossos policiais. Carlos Pavan(Prof.PAVAN). São José dos Campos.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de dar os parabéns aos companheiros da GCMSJC, mais uma conquista, mais um treinamento. A equipe de instrutores mais uma vez deixou sua marca, uma marca registrada no conhecimento de cada aluno.
    Ao Inspetor Elvis desejo todo sucesso e brilhantismo em suas aulas, um forte abraço.
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir