***: CURSO DE OBSERVADOR MILITAR - INSPETOR OLIVEIRA

29/07/2013

CURSO DE OBSERVADOR MILITAR - INSPETOR OLIVEIRA



INSPETOR DE GCM OLIVEIRA da GCM de MARICÁ, Estado do Rio de Janeiro é o 11º GCM no Brasil a concluir com aproveitamento o Curso de Observador Militar padrão ONU.

Estudar e buscar o aperfeiçoamento faz parte da natureza desse Inspetor de GCM, já concluiu vários cursos na área de Segurança Pública, exerce suas funções administrativas e operacionais na Guarda Civil Municipal de Maricá no Estado do Rio de Janeiro, profissional de primeira linha, passa a integrar o seleto time de Guardas Civis Municipais que possuem a certificação de “Observador Militar” nos padrões e moldes preconizados pela Organização das Nações Unidas - ONU.


O curso que é patrocinado por entidade não governamental ligada a ONU, custa cerca de U$ 360,00 e tem duração de quatro meses, é estruturado em conhecimentos e saberes técnicos que habilitam o aluno a servir em missões internacionais junto as Força de Paz e outros organismos humanitários em áreas conflagradas por guerras, guerrilhas, insurreições, ou que estejam passando por situações de catástrofes, os estudos requerem do aluno determinação e disciplina para que seja ao final sabatinado e aprovado no chamado “roteiro de verificação de aprendizado”, são mais de cinquenta questões a serem respondidas sobre Administração, Operações, Condução Veicular, Tratados Internacionais, Direitos Humanos, Pronto Socorrismo e Registro de Observação, tudo dentro do que é elencado pelo D.P.K.O. o “Bureau da ONU” para missões de Observação Militar, caso não seja disciplinado e empenhado o aluno não consegue superar esse obstáculo e receber a certificação, vale ressaltar que não há custos para os profissionais de GCM, pois entende a ONU que nossa profissão é típica de GENDARMARIA (Polícia Fardada) e estamos dispensados dos pagamentos.


Parabenizamos o nosso irmão de Sangue Azul Marinho por essa importante conquista, certamente que o Curso de Observador Militar vai agregar valores a sua vida profissional e terá utilidade no dia a dia, importante destacar que em todo o Estado do Rio de Janeiro esse é o segundo GCM a conseguir o Certificado.

Iremos oficiar ao Sr. Prefeito Municipal, ao Sr. Secretario e Sr. Comandante para que fique consignado nos assentamentos desse profissional esse feito, cujas barreiras foram vencidas com estudos e dedicação.

Fica o nome do Inspetor GCM Diego Rodrigues indicado no almanaque de classificação com indicação para receber a Medalha do Cinquentenário das Forças de Paz no Brasil, honraria entregue a profissionais que de alguma forma tenham contribuído para a construção da paz social, as solenidades ocorrem anualmente em alguma organização militar, consiste em um Diploma, uma Carta de Citação, uma Roseta para uso em trajes civis, uma Barreta para uso nos uniformes operacionais no dia a dia e uma Medalha composta de uma fita com as cores da ONU, um distintivo com a cruz de quatro pontas atravessadas por duas baionetas, a medalha é utilizada em uniformes de representação e gala, é o reconhecimento pelo esforço na manutenção da paz.







Um comentário:

  1. parabéns e sucesso. As GCM só sairão de fato do limbo com seus membros aprimorados.

    Caco Poá SP

    ResponderExcluir