***: Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária

11/02/2014

Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária


                       Cel PM Sobreira da PMPB Ministra aula inaugural do CNMPC

O curso

A aula inaugural do curso de multiplicadores de Polícia Comunitária para 30 agentes da Guarda Civil Municipal ocorreu na manhã desta segunda-feira (10), no plenário da Câmara Municipal, com a participação de um representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que oferecerá o curso. 

A aula inaugural ficou sob responsabilidade do Coronel PM Sobreira, da PM do Estado da Paraíba, “Tenho certeza que esta filosofia de polícia de proximidade é importante e necessária, pois quem conhece os problemas da sua comunidade são os próprios moradores dela, e a informação, que é a nossa matéria-prima, só será passada se essa comunidade confiar na gente”, explicou, durante o curso outros Instrutores oriundo da Policia Militar do Estado do Piauí e da Guarda Civil Metropolitana ministrarão aulas teóricas e práticas, essa mescla permite uma oxigenação no sistema e a troca de experiências profissionais e pessoais entre os alunos e seus Professores.


Também participam do curso de multiplicadores 10 Guardas Civis Municipais da cidade  de Taubaté. Todos serão certificados pelo Ministério da Justiça, por meio do SENASP, para ministrar curso e formar novos multiplicadores na região. Em março, estes profissionais estarão aptos a ministrar o curso de operadores de Polícia Comunitária para 80 Guardas Civis Municipais de São José dos Campos e outros 40 da Guarda Civil Municipal de Taubaté.

São José dos Campos foi escolhida como cidade pólo para a formação de novos multiplicadores de Polícia Comunitária. Com isto, a cidade poderá receber recursos financeiros e outros cursos do Governo Federal voltados para a área de segurança, além de poder oferecer essa formação para municípios da região. 

Com carga horária de 140 horas, o estudo será dividido em dois módulos, iniciando com disciplinas voltadas para as relações interpessoais, conflitos e formas de intervenção, seguida de disciplinas que incluem atenção e cuidado a dependência química, drogas lícitas e ilícitas e visitas técnicas. 
"Este projeto é uma experiência inédita em nossa cidade e uma grande ferramenta de gestão da segurança urbana, baseado nos direitos humanos. Tenho certeza que colheremos bons resultados destas ações", disse o secretário de Defesa do Cidadão.


Programa 

Quando o município aderiu ao programa "Crack, é Possível Vencer", do Governo Federal, em meados de 2013, a Guarda Municipal foi escolhida para atuar nas ações de autoridade e prevenção às drogas. O projeto prevê ainda o cuidado aos usuários, por meio das secretarias de Saúde e Promoção da Cidadania. 

Lançado em dezembro de 2011, o programa "Crack, é Possível Vencer" é um conjunto de ações do Governo Federal para enfrentar questões relacionadas ao uso do Crack e de outras drogas. A iniciativa tem como objetivo aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e ampliar mecanismos de prevenção. 

As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção. O primeiro inclui ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários. No eixo autoridade, o foco é realizar policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas e revitalizar este espaço. Já o eixo da prevenção abrange ações na comunidade de diálogo com a população.


Elvis de Jesus
Inspetor Regional de GCM
São José dos Campos SP
[12] 7817-9954 ID 90*26011

2 comentários:

  1. Olá, boa noite! Hoje, dia 21/02/2014 ás 21:14, liguei no 153 pra fazer uma denúncia, três jovens estavam usando drogas na praça que é em frente a ACM aqui no floradas(bairro ao lado do vale sul), o atendente ZÉ CARLOS, me informou que este tipo de ocorrência a GCM não atende e mandou eu ligar pra Pm..E DISSE QUE A GUARDA SÓ IRIA SE ELES ESTIVESSEM QUEBRANDO O PATRIMÔNIO...A MINHA DÚVIDA É ESSA MESMO! A MINHA SEGURANÇA E DE MEUS FILHOS É MENOS IMPORTANTE QUE UM PATRIMÔNIO??? Que eu saiba o GCM é um policial investido de equipamentos e treinamentos não?!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, o 153 está sendo atendido pelo Serviço Social de nossa cidade, é evidente que esse procedimento está equivocado porque esse numero é da GCM, vamos levantar esses dados e te envio SMS, obrigado pela leitura do blog.

    ResponderExcluir