***: ENTREGA DA MEDALHA BRIGADEIRO TOBIAS, PELA PMESP.

29/11/2014

ENTREGA DA MEDALHA BRIGADEIRO TOBIAS, PELA PMESP.


Na próxima segunda-feira (1º), a Polícia Militar outorgará a medalha Brigadeiro Tobias – a maior honraria concedida pela Instituição. Em cerimônia que será realizada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na Zona Norte, 71 pessoas, entre civis e militares, serão homenageadas pelo Comando.

A Medalha Brigadeiro Tobias foi instituída pelo decreto nº 45.648, de 07 de dezembro de 1965, em homenagem à memória do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fundador da milícia estadual, com a finalidade de condecorar os integrantes da corporação e das Forças Armadas que praticam atos relevantes e contribuem com o aperfeiçoamento e avanço das atividades. A medalha também é concedida a personalidades civis ou entidades que forem consideradas merecedoras da outorga, em virtude de excepcionais serviços prestados à Polícia Militar.


Rafael Tobias de Aguiar

Brigadeiro Tobias de Aguiar – Nascido em Sorocaba, foi um dos chefes da Revolução Liberal (1842), em São Paulo, e um dos mais destacados chefes liberais da primeira metade do século XIX. De uma rica família de fazendeiros, ingressou no Regimento das Milícias e, aos 26 anos, reuniu uma brigada de cem homens e foi para o Rio de Janeiro combater as tropas portuguesas que se opunham à independência. 

Presidente da Província (1831-1835/1840-1841), recebeu o posto de brigadeiro honorário do império. Em 1842, Sorocaba foi declarada capital provisória da província e Tobias de Aguiar o presidente. Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembléia Provincial proposta pelo presidente da província Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, foi fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo, na época denominada Força Pública. Tobias se tornou o patrono da corporação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário