***: "AS GUARDAS MUNICIPAIS NA SEGURANÇA PÚBLICA", DA SÉRIE QUEBRANDO PARADIGMAS!!!

29/12/2014

"AS GUARDAS MUNICIPAIS NA SEGURANÇA PÚBLICA", DA SÉRIE QUEBRANDO PARADIGMAS!!!


Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental.

Pensar permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Palavras que se referem a conceitos e processos similares incluem cognição, senciência, consciência, ideia, e imaginação. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e ideias revela justamente a vontade deste.

·  Senciência é uma palavra pouco comum e significa de forma mais simples, a capacidade de sentir prazer, afeto, felicidade, e não é exclusiva da raça humana.

O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem, pensamento são construto e construtivo do conhecimento.

O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. A atividade de pensar confere ao homem "ASAS" para mover-se no mundo e "RAÍZES" para aprofundar-se na realidade.

Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa, em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.

Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento:

"A ESSÊNCIA DO HOMEM É PENSAR".

"Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida que afirme que ignora muitas, que ama que odeia que quer e não quer que também imagine e que sente". (Logo quem pensa é consciente de sua existência)

"PENSO, LOGO EXISTO".


Quando o pensamento segue por uma linha única e reta, sem variáveis, dizemos que essa é a forma LINEAR de pensar sobre algo, ou seja: Estamos convictos daquilo que acreditamos e propagamos, tal maneira de pensar tem a vantagem da acomodação cerebral e o incomodo de não permitir qualquer evolução, imaginemos alguém em um determinado estado de dormência cognitiva, assim é o pensamento LINEAR.

EXEMPLO DE PENSADORES LINEARES:

Shutruk Nahunte
Marcus Licínius Crassus
Walter Freemam

Quando o pensamento segue por linhas variáveis, buscando novas formas de fazermos as coisas, buscando novos resultados, novas possibilidades e probabilidades temos o que podemos chamar de pensamento EVOLUTIVO, essa linha de pensamento é típica dos inventores, filósofos e cientistas, é incomum a pessoa mediana pensar de forma evolutiva, as matrizes dessa linha de pensamento são envoltas em complexidade considerável.

EXEMPLO DE PENSADORES EVOLUTIVOS

George Westinghouse
Tim Berners Lee
Alfred Fielding
Garret Morgam
Roberto Landell de Moura

A linha de pensamento EVOLUTIVO de que estamos tratando nada tem a ver com as teorias de Charles Darwin.

E você leitor? Qual sua linha de pensamento? Linear?, Evolutivo? Qual o grau de facilidade que você tem para aceitar novos conceitos, novos paradigmas, novas teorias, novas possibilidades.


O pensamento evolutivo e as Guardas Municipais na SEGURANÇA PÚBLICA.

Desde a invenção do Brasil até sua recente abertura democrática, com inserção de novos conceitos políticos, novos conceitos de riqueza material, novas concepções de sociedade civil, de participação popular nas decisões de governo, questionamentos foram inevitáveis, eis alguns deles:

“O que é a definição de ESTADO no sistema federativo?”

“Quais as responsabilidades pelas Politicas Básicas do Estado?”

“Segurança Pública, é um bem social?”

“Os municípios podem gerir seus sistemas de polícia penal?"

“Polícia é somente a Polícia Militar e Civil?”

“Porque os municípios não podem ter suas agências de Polícia?”

Essas respostas foram sendo construídas desde a promulgação da Constituição de 1988, ao longo do tempo alguns afirmaram positivamente indicando serem os municípios um estado jurídico, informando que a Segurança Pública é um bem de social de primeira necessidade e, portanto dever dos munícipios proporciona-la a população, que dentre as politicas básicas de governo, está à garantia de execução da Lei e da Ordem Social, sem as quais não se pode construir viver, estudar, trabalhar, ir e vir livremente, que os municípios podem legislar sobre assuntos de interesse local e que esse interesse local está inserido a Segurança Pública, que a soma da palavra polícia é mais extensa e complexa que Policias Civil e Militar e que os municípios podem operar suas agências policiais, bastando os ajustes legais necessários de organização, carreira, poderes e controle externo.


São respostas que evidentemente não agradam os pensadores lineares que entendem que TUDO DEVE SER COMO É, SEM MUDANÇAS, SEM ALTERAÇÕES, SEM NOVAS POSSIBILIDADES, vencidos foram, pela força da lei, pela força politica, pela força do tempo e da razão e em especial pelo pensamento EVOLUTIVO.

Meus caros leitores, vocês acham que as novidades soam com naturalidade aos nossos ouvidos? Quem nunca foi pego pensando de forma linear sobre o mundo ao nosso redor? Pensar linear não é um defeito, uma limitação, é apenas uma forma circunstancial de ver as coisas da forma como entendemos ser melhor para nos mesmos, a quebra dos paradigmas depende mais daqueles que vão construir o novo processo do que aqueles que aceitam com facilidade ou dificuldade.

Boa semana a todos no próximo artigo falará sobre a questão dos veículos automotores e seus agentes fiscalizadores inseridos nas questões de Segurança e Ordem Pública.


   
    Elvis de Jesus
    Jornalista | 0077934 | São Paulo

2 comentários:

  1. Muito bem explicado, creio que cumpre aquilo que prometeu, abraço Inspetor Elvis quando puder apareça na Acadepol, estou na SCC com o Dr. Pedro.

    Alberto Uno

    ResponderExcluir
  2. Bom dia meu caro Inspetor Elvis de Jesus, parabenizo VSª. pela brilhante forma de atuação intelectual na formação do pensamento lógico para os Guardas Municipais, tive a oportunidade de assistir a palestra para os Vereadores e Promotores de Justiça na cidade de Senhor do Bonfim aqui na Bahia.

    Estamos aguardando contato positivo para darmos inicio ao projeto da Guarda Municipal Bonfinense.

    cordialmente,


    Edilton, Sindicato Funcionários Publicos de Bonfim

    ResponderExcluir