***: Lei 13.022/2014 em AÇÃO, é assim que se faz!!!

08/12/2014

Lei 13.022/2014 em AÇÃO, é assim que se faz!!!


A população da cidade de PACAJUS, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), comemora a redução em mais de 90% os índices de violência criminal, uma postura adotada pela Prefeitura Municipal na execução de apenas uma politica pública de segurança, a solução simples, inovadora e especialmente preventiva, deu resultados positivos em tempo recorde.
A GMP tem no seu quadro de profissionais 43 Guardas Municipais, que atuam na área urbana e rural da cidade, eles foram aprovados em concurso público, foram treinados, receberam doutrinamento e estão aptos aos trabalhos, haverá ainda um novo concurso para que o quadro de pessoal tenha outros 27 novos profissionais, há uma espera pela adequação orçamentária do município.
O pelotão que cuida do patrulhamento preventivo na área rural, atua de forma proativa rondando os sítios, chácaras, fazendas e residencias dos arredores da cidade, cujas vias eram utilizadas como "rota de fuga" de marginais, desordeiros e outros infratores que cometiam os delitos na cidade e fugiam pelas estradas vicinais, com a criação do pelotão de Ronda Rural, isso acabou.
Outra medida interessante no programa da Ronda Rural é o cadastro feito na área rural da cidade, os cidadãos são identificados, seus costumes, horários e hábitos, então qualquer anormalidade é notada pelas patrulhas, a ação é imediata, isso reduz o risco de ocorrência sem intervenção policial.

Os agentes da Guarda Municipal de Pacajús  estimam que as ocorrências reduziram em 90%, a presença da GMP inibe a ação dos marginais na comunidade de 2600 habitantes.
“A gente já não vê mais baderna, briga de bar, nem a garotada dirigindo às carreiras pela rua”, diz o comerciante Francisco de Assis. Assis diz também que antes do pelotão da Ronda Rural esperava cerca de meia hora para que atendessem a um chamado. “A gente ligava, quando chegavam para atender a ocorrência, já tinha terminado a confusão. Agora com esse serviço da Guarda Municipal isso acabou, "chamou eles chegam", afirma.
Trabalho em parceria

A Ronda Rural atende, na maioria dos casos, ocorrências leves, principalmente reclamações de som alto, badernas e brigas, fatos que irritam a população e causam problemas de reclamação, dão suporte para que aconteçam coisas mais graves se não forem atendidos e tratados, o nosso trabalho é PREVENTIVO, estamos complementando o trabalho das policias estaduais, estamos presentes de forma proativa ao lado da população, diz um integrante da GMP.

Uma líder comunitária afirma que está tratando com a Prefeitura a questão do armamento da Guarda Municipal, pois o Estatuto do Desarmamento trouxe prejuízo para a ação armada da Guarda Municipal, o caso será resolvido em breve afirma a Sra. Maria Antônia Serafim.


Elvis de Jesus
Jornalista - MTB 0077934

Nenhum comentário:

Postar um comentário