***: Novo Secretário da SSP/SP, novos tempos, novas idéias!

07/01/2015

Novo Secretário da SSP/SP, novos tempos, novas idéias!


                                                              Dr. Alexandre Moraes - Secretário de Segurança Pública - São Paulo
Novo Secretário de Segurança Pública pensa em melhorar o sistema.
Em relação a possíveis mudanças na estrutura da segurança pública do Estado, o secretário informou que cogita a possibilidade de criar uma Subsecretaria de Polícia Preventiva e uma Subsecretaria de Polícia Investigativa.
- Estou pensando em uma Subsecretaria de Polícia Preventiva, que não seria voltada só para a Polícia Militar, mas seria voltada para toda forma de polícia preventiva e de auxílio à prevenção do crime, inclusive com a atribuição de auxiliar na organização e na coordenação da Polícia Militar com as guardas civis metropolitanas, para que possamos otimizar, ampliar o efetivo. E uma Subsecretaria da Polícia Investigativa, que também não teria só a missão de atuar junto à Polícia Civil, mas nessa coordenação com a Polícia Federal.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Caso não seja desestimulado por "Assessorias de Plantão" esta medida é uma das mais inovadoras no campo da Segurança Pública no BRASIL, servirá de referência para os demais Estados da Federação, pois durante todos esses anos a ausência de politicas de relacionamento institucional baseado no compromisso de fazer "POLÍCIA PARA O POVO" entre os representantes da SSP/SP e as Guardas Municipais, foi a marca registrada, quem é GCM e faz GCM por amor e com apego ao cargo e a função pública, sabe os perrengues que passamos para chegarmos ao INFOSEG, INFOCRIM, ESTATUTO DO DESARMAMENTO, CONVÊNIO COM A PF, PORTARIA RESERVADA Nº 11, LEI 13.022/2014, tudo conquistado com sangue, suor e lagrimas de alguns homens e mulheres de coragem e desprendidos em prol da causa Azul Marinho.

Houve há uns dois anos uma proveitosa aproximação entre a nossa liderança politica e a SSP/SP, ocorreu com a inserção da aba no menu do R.D.O. para informar que a ocorrência está sendo apresentada por "Guarda Municipal/Guarda Civil Metropolitano", esse avanço foi fruto de negociações da FRENTE PARLAMENTAR DE DEFESA DAS GUARDAS MUNICIPAIS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO, capitaneada pelo Gabinete do Deputado Estadual Chico Sardelli (PV) e do Suplente de Deputado Federal GCM Carlinhos Silva (PV) e Professor Dr. João Alexandre, Coordenador Geral do CESDH, com o então Secretário Fernando Grella Vieira, a quem somos gratos pela boa iniciativa e pela concessão da inserção no RDO, enquanto no vizinho Estado de Minas Gerais a situação caminhou  na mesma época em sentido inverso prejudicando o trabalho das Guardas Municipais naquele Estado da Federação.
Esperamos, fazemos votos e vamos nos empenhar em ações proativas para que o Secretário da SSP/SP, Dr. Alexandre Moraes faça as mudanças pertinentes para real inserção das Guardas Municipais no contexto da Segurança Pública, essa medida é mais que saudável, é necessária, moderna e especialmente integradora, quebrando a forma linear de pensar dos tradicionais produtores de Politicas de Segurança Pública, sua gestão a frente das Secretarias Municipais tiveram sempre a marca da dinâmica e do sucesso, desejamos exito pleno na nova e dificil missão, excelente escolha Governador Alckmin, um viva para o Estado de São Paulo e três vivas para a causa Azul Marinho.
Quem é o Secretário Dr. Professor Alexandre Moraes
Trajetória do novo Secretário da SSP/SP.
Alexandre de Moraes é formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), em 1990, onde também obteve os títulos de Doutor em Direito do Estado (2000) e livre-docente em Direito Constitucional (2001).
Foi professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tendo sido Chefe do Departamento de Direito do Estado da FADUSP no biênio 2012-2014, professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie e das Escolas Superior do Ministério Público de São Paulo e Paulista da Magistratura; além de professor convidado de diversas escolas da Magistratura.
Em 1991, foi o primeiro colocado no Concurso de Ingresso à Carreira do Ministério Público do Estado de São Paulo, tendo sido promotor de Justiça de 1991 a 2002. Em janeiro de 2002, aos 33 anos de idade, foi nomeado o mais novo secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania da história do Estado de São Paulo, exercendo o cargo até maio de 2005, quando foi eleito para o CNJ.
De agosto de 2004 a maio de 2005, também acumulou a presidência da antiga Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem/SP), hoje Fundação CASA. Em junho de 2005, foi nomeado pelo presidente da República membro da 1ª composição do Conselho Nacional de Justiça (biênio 2005-2007). De agosto de 2007 a junho de 2010, exerceu os cargos de secretário municipal de Transportes de São Paulo, acumulando as presidências da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e SPTrans (São Paulo Transportes – Companhia de Transportes Públicos da Capital) e, também, a titularidade da Secretaria Municipal de Serviços de São Paulo de fevereiro de 2009 a junho de 2010.
Alexandre de Moraes é autor de diversas obras jurídicas, entre elas livros sobre direito constitucional, direitos humanos, agências reguladoras e legislação penal especial.

Da redação do Miliciano Municipal para o sistema de Mídia Independente.

   Elvis de Jesus
   Jornalista 0077.934 | São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário